Elemento 1: Avaliar e planejar a implementação


Element 1.png

Nota informativa 1 - Avaliação e planejamento da implementação de compromissos de compra de soja.

As empresas comprometidas com a compra responsável de soja geralmente já possuem políticas que definem as questões ambientais e sociais que desejam abordar e as metas que pretendem atingir. Para desenvolver compromissos robustos, as empresas precisam passar por etapas importantes que consideram uma análise da situação atual e a identificação de objetivos internos.

Os planos de implementação são um recurso útil para consolidar o entendimento da estratégia, etapas, responsabilidades e prazos, permitindo monitorar o progresso e novas revisões.

Nesta Nota Informativa, as empresas que assumiram compromissos encontrarão um resumo dos cinco elementos e informações úteis sobre como elaborar um plano de implementação para dar vida a seus compromissos e permitir a responsabilização pelo progresso, com base nos comentários e insumos compartilhados por empresas compradoras de soja, desenvolvedores de ferramentas e organizações não-governamentais no desenvolvimento de outros elementos do Soy Toolkit.

Pontos Principais:

  • O planejamento da implementação de compromissos requer integrar as políticas da empresa, bem como garantir a estrutura, capacidade interna e mandato adequados para tal implementação.

  • No mínimo, um plano de implementação deve cobrir QUE atividades serão executadas, QUEM irá executá-las e QUANDO serão executadas.

  • A definição das atividades principais – o QUE – envolve o planejamento da rastreabilidade, avaliação de risco, engajamento de fornecedores, implementação de sistema de controle de compras, e do monitoramento, verificação e relato. Todos esses elementos são contemplados por Notas Informativas específicas do Kit de Ferramentas para a Soja.

  • A atribuição de responsabilidades e a construção de apoio interno – o QUEM – usualmente inclui superar a ‘desconexão’ entre a tomada de decisão na matriz e as opiniões das equipes no resto da organização.

  • O desenvolvimento de um cronograma – o QUANDO – incluirá a definição de metas internas e externas com prazos definidos e objetivos de longo prazo, com base no conhecimento da cadeia de fornecimento, incluindo a complexidade, tipo e número de fornecedores.


A ABORDAGEM DOS 5 ELEMENTOS